Levítico 1 versus Jeremias 7:22

Estava lendo um comentário de um ateu sobre a polêmica entre os dois textos. Não é de admirar que o livro de Jeremias quase não tenha entrado no Canon. Como bem disse o André: " Jeremias tocava o terror".

Vamos aos textos:

'E chamou o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao SENHOR, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha.
Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o SENHOR.
E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.
Depois degolará o bezerro perante o SENHOR; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.
Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços". Levítico 1:1-6

"Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.
Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.
Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para diante'. Jeremias 7:22-24

Há incoerência nos textos? Afinal, Deus falou ou não? No texto de Jeremias, Deus afirma que nunca ordenou acerca de holocaustos ou sacrifícios. Nunca no dia que os tirei do Egito.

Vamos lá, vamos entender. Antes de lançar pedras em Moisés, vamos entender a vontade de Deus. Um dos grandes problemas dos sabichões da internet é que você pode digitar no Google "contradições nos textos bíblicos" e achar milhões de resultados. O grande problema é que texto sem contexto provoca heresia. e no caso da Bíblia, o contexto é TODO o livro. Quer falar da bíblia? Leia o livro todo, antes. Mas enfim, o mesmo Moisés que foi autor do livro de Levítico também foi autor do livro de Genesis, que compõe a Torah, ou o Pentateuco. Um conjunto de cinco livros principais. Há uma lógica nesses cinco livros. Há um motivo de eles estarem agrupados em conjunto. E não é só pelo fato de terem sido atribuídos a autoria de Moisés, é o conteúdo do livro.

O livro de Gênesis nos mostra como Deus criou a humanidade para a liberdade. Mas também mostra como o homem não soube viver num mundo sem muros. Se você já se incomodou com as grades de proteção, cercas elétricas, carros blindados, câmeras e seguranças espalhados pelo mundo, saiba que a culpa do sucesso da indústria do medo é o homem que não sabe aproveitar a liberdade que tem. Mais á frente, Deus se apresenta a Abraão. a proposta era um relacionamento simples, mas baseado na confiança em Deus.

"Sai da tua terra e da tua parentela , para a terra que te mostrarei".
"Ok, Senhor, pra que lado vou"?
"Vai andando, no caminho eu te mostro".
"Como assim? Pra que lado? Esquerda? Direita? Norte? Sul?
"Vai andando, depois eu te falo".
"Ok, mas vai demorar ou vamos chegar rápido? Porque estou levando muita gente comigo e preciso de provisões pra todo este povo. Sabe como é, o leite das crianças..."
"Não se preocupe com as crianças dos seus servos, Abraão, eu vou te dar um filho".

Confiança era a base do relacionamento com Deus, era isso oque Ele queria. Após Abraão, muitas águas passaram, e então, a família cresce e se torna em tribos. Mas a corrupção vem junto. O povo decide romper o relacionamento com Deus e por fim vão escravos por cerca de 400 anos. No Egito, quando a corda a aperta, o povo lembra do relacionamento que tinha com Deus e torna a clamar pela misericórdia Dele. Deus atende, mas deixa claro que eles não sabem viver sem regras. Três meses se passam, e Deus chama Moisés novamente.

"Ok, Moisés, sobe o monte, vou dar umas regrinhas pro povo não se tornar escravo de novo".- E aí, Moisés sobe aquela lonjura de monte, e começa a ter a revelação dos 10 mandamentos.

"Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai,
Porque partiram de Refidim e entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam. Israel, pois, ali se acampou em frente ao monte.
E subiu Moisés a Deus, e o SENHOR o chamou do monte". Êxodo 19:1-3

Apenas após três meses Deus dá a revelação, porque o povo continuava a viver como no Egito, mas sem estar no Egito. É oque acontece com muita gente, sai do Egito, entra pra igreja, mas continua a viver do mesmo jeito, com os mesmos valores. Como o povo não entendeu que Deus queria relacionamento baseado em intimidade e confiança, Deus precisa estabelecer os mandamentos. Mas 40 dias e 40 noites no monte deixaram o povo inquieto, e então o povo já começou a se corromper.

"Seriam 10 mandamentos, mas do jeito que tá, Moisés, vamos precisar escrever mais uns livros..."

E assim vieram os livros de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

No Novo Testamento, Jesus tenta voltar á essência:

"Olha, vamos ficar só com os dois mandamentos principais, ok"?
"quais?"

MEU DEUS!! Eles ainda perguntam quais são os principais mandamentooooooooooos. Não entenderam nadaaaaaaaaaaaa. Parece com as discussões atuais nos debates da rádios evangélicas: "crente pode assistir ao culto de chinelo"? "Pode bater palmas no culto"? "Se cair pra frente é de Deus, se cair pra trás não é de Deus"."Devo tomar o vinho e depois comer o pão ou comer o pão e depois tomar o vinho? Se eu errar a ordem vou pro inferno"?

A aparente divergência dos textos de Levítico e Jeremias se dá pelo simples fato de que algumas pessoas nunca leram a Bíblia antes de questionar, mas é uma evidência da mente bloqueada. em outros textos Deus deixa claro que não queria holocaustos. Claro! O pecado não era plano de Deus!

"Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes". Mateus 12:7

"Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos". Oséias 6:6

Mas até hoje o povo prefere holocaustos e um lista interminável de leis,de "não podes, não deves, não toques, não manuseies", porque é mais fácil se ajustar ao pecado do que subir o monte para saber a vontade do Pai. Como consequência, perdemos a liberdade. Mas não precisa ser assim, hoje, o monte não tem grades, podemos nos aproximar da presença de Deus, e o holocausto que Deus precisava, Ele mesmo já preparou. Você tem acesso ao Rei. Seja livre!

Em Cristo
Lya Alves

8 comentários:

Unknown disse...

Muito bom. Suncinto e bem explicado. PS: gostei dos diálogos! hehehe

Climar disse...

Obrigado pela bela explicação,foi coerente com o que eu interpretei,mas eu queria confirmação e achei na sua explicação.

Climar disse...

Obrigado pela bela explicação,foi coerente com o que eu interpretei,mas eu queria confirmação e achei na sua explicação.

Anônimo disse...

"[...]Deus deixa claro que não queria holocaustos. Claro! O pecado não era plano de Deus!" Que lindoooooo!!!

Alriberto disse...

Paulo fala que esses regramentos são regras humanas. Deus quer um coração obediente.

Unknown disse...

Espetacular explicação

Anônimo disse...

enrolou enrolou e nao resolveu a contradição.

Ane Amaral disse...

Estava quebrando minha cabeça a respeito disso e você vem de forma simples e elementar e desvenda o " mistério"... o pecado nunca foi a vontade de Deus!!!! HalleluYAH 🙏 Obrigada irmã 💞

Postar um comentário